quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Qual a situação do Brasil em relação a outros países?

Fonte :Global Garbage



    Embora não esteja no mesmo patamar das cidades mais desenvolvidas, o Rio de Janeiro está em evolução.De um tempo para cá , o tópico lixo marinho submergiu e demonstra que não sairá de cena por um bom período.Pode-se citar alguns projetos que visam tratar,conscientizar e principalmente recolher o lixo marinhos.Esses planos tem se mostrado eficientes porém não conseguem atingir um âmbito nacional e muito menos um âmbito internacional.

Abaixo seguem alguns exemplos de projetos públicos e privados :


    Sena Limpa - > Assentado em 2012, com investimentos de R$150 milhões, o Programa Sena Limpa, do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura do Rio, visa a despoluir seis das principais praias do Rio até 2014.
     Conquistas : Despoluição - que será completa em dezembro de 2014 – das praias de São Conrado , Ipanema , Leme , Urca/Praia Vermelha e Praia da Bica.
     Metas:Despoluir – até 2016 – das seguintes praias:  Paquetá, Praia de Guanabara, Flamengo, Botafogo, Copacabana e Pepê/Joatinga

    REAMARRede de Educação Ambiental Marinha -  > A Rede é composta por um grupo de instituições, associações e ONGs com o objetivo de sensibilizar a população, especialmente os frequentadores de praias sobre as origens e os impactos do lixo marinho.
     Conquistas: Juntamente com patrocinadores promove grandes eventos de conscientização como esse e alcança vários objetivos por meio da diversão  ( oficinas e serviços ) e da exemplificação ( como recolher o lixo marinho , para onde leva-lo ...). E não se pode esquecer das parcerias com a SEA,a Prefeitura do Rio de Janeiro e com a Sea Shepherd.


    Projeto Limpeza Na Praia - > Criado um casal carioca , Hildon Carrapito ( radialista ) e sua mulher Anna Turano (jornalista) – foi concebido pelo desejo de manter as praias limpas e disseminar esse desejo.
 Conquistas: Por meio do diálogo , de inspirações estrangeiras e cursos de capacitação o casal organizou diversos mutirões de limpeza nas praias, que chegaram a recolher por ano 10 toneladas das areias da orla carioca. 
  Eventos :  Evento Bloco Limpeza - Carnaval Sem Sujeira!:
02 de Fevereiro de 2013;  ( veja o resultado aqui
 )
Evento Limpando & Reciclando - Dia Mundial do Meio Ambiente
01 de Junho de 2013; ( veja o resultado aqui )
 Evento Dia Mundial de Limpeza - Clean Up The World:
21 de Setembro de 2013; 
( veja o resultado aqui )
 Evento EcoNatal 2013 - Verão com Praias, Rios, Lagos e Lagoas Limpas 2014:
14 de Dezembro de 2013.
Para mais informações do evento acima - E-mail: limpezanapraia@institutoaqualung.com.br -


    Ecoboat - > Criado por um dentista , acostumado a pescar na Baía de Guanabara , tem como um dos seus principais objetivos é implementar, em sintonia com a logística atual de limpeza do que diz respeito à água, um sistema claro de administração dos resíduos sólidos flutuantes visando assim conduzir todo o material reciclável de volta às cadeias produtivas de reciclagem.O projeto apresenta credenciamento na SEA , SMC , SMMA,MMA,INEA e o apoio do Projeto Tamar e do IBAMA.
     Com sua capacidade de até 4 toneladas de lixo , o ecoboat continua atuando nos meios hídricos do RJ sendo dando apoio a eventos  ou mostrando , através das resultantes das coletas , como a região marinha do RJ está suja.

    Já a grande maioria dos  projetos internacionais recebem apoio nacional e de outros países , podemos  citar os seguintes projetos : MARLISCO , OSPAR , Global Garbage , projeto grego de  Maria Damanaki , mais de 140 projetos de indústrias de plástico ( link aqui  ) , entre outros.





    Os dados acima demonstram a real situação do Brasil , falta de investimentos e de iniciativa de uma grande parcela da população .
Infelizmente ( ou felizmente ) os projetos brasileiros e o grau mobilização do povo tem de melhorar sensivelmente para que os resultados sejam mais que proveitosos.Enquanto esse objetivo não se conclui,cabe a todos fazerem sua parte e auxiliarem os projetos que conhecem ( ou passaram a conhecer nesse post ) e tornar as regiões hídricas do RJ livres de qualquer lixo.


- Matheus Almeida 

Referências : Endereços eletrônicos dos projetos citados ( você pode encontra-los acessando os links correspondentes ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário