segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Poluição Marítima e Lacustre.

“ Poluição Marinha é a introdução pelo homem no meio marinho incluindo estuários, direta ou indiretamente, de substâncias ou energias que podem ocasionar efeitos maléficos, tais como danos nos recursos biológicos e por conseguinte na saúde humana, no comprometimento das atividades marítimas, incluindo a pesca e na diminuição na qualidade da água do mar do ponto de vista de sua utilização”
(Fonte)

Há muito tempo as águas do Rio de janeiro vem sendo poluídas com esgoto, lixo, derramamentos de óleo/petróleo e etc.
Grande parte das águas do Rio de Janeiro, esse número pode chegar á mais ou menos 77%.
Essa poluição toda vem do esgoto que pode ou não ser tratados (chegamos à terestações de tratamento abandonadas). Nesse esgoto também pode se incluir os dejetos de indústrias que, apesar de serem altamente nocivos, são jogados diretamente ao mar e, além disso, os dejetos in natura de grupos que vivem em condição miserável na beira de rios, lagos etc.
(Fonte)

Além disso há a grande quantidade de lixo que as pessoas jogam e que é depositado em rios, lagos e na praia. Além desse lixo poder liberas substâncias tóxicas (ou ele mesmo ser uma) ele também pode causar a morte direta de animais aquáticos como a tartaruga que se asfixia ao tentar comer sacolas de plástico e afins.
(Fonte)

Por fim há o despejo (acidental ou não) de óleo e petróleo no mar. O primeiro feito por pessoas e restaurantes e o segundo ocorrendo por causa de vazamentos em plataformas de petróleo ou em navios petroleiros. Ambos os materiais "tapam" a superfície da água impedindo a chegada de luz em certas partes do mar (causando a morte de seres que necessitam da realização fotossíntese para sobreviver), envenenam os peixes e as aves que, além disso, podem ter suas penas impregnadas pelos mesmos, o que lhes impede de levantar voo.
(Fonte)


Podemos ver que a poluição marítima e lacustre no Brasil é algo sério mas isso não vêm de hoje: graças ao seu passado de colônia o país tem um histórica de descaso com o meio ambiente que mostra que ainda precisamos de grandes esforços não só para limpar nossas águas mas para conscientizar o povo de que isso é necessário.

-Matheus B. Pinheiro.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário